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Todos nós, todos os dias, somos vendedores e clientes de alguém, sem exceção, independentemente da profissão.
Diariamente estamos vendendo, seja o nosso trabalho, as nossas ideias para as pessoas com quem convivemos e com nossos clientes.
Você sabia que existem características que diferem os vendedores de alta performance dos vendedores medíocres?
Antes vamos entender, desde o início, o processo de venda.
Durante um processo de compra e venda, quando um cliente, ou nós mesmos, compramos um serviço ou um produto, é com o objetivo de saciar um desejou necessidade, e assim, ser mais feliz.
Se alguém compra um carro novo, é para ter mais segurança, mais conforto, e esses sentimentos tornarão a pessoa mais feliz. Se ela compra um novo curso, está buscando conhecimento, mais segurança intelectual e assim se sentirá mais inteligente e, consequentemente, mais feliz.
E o que é cientificamente a felicidade, já que ela é tão importante nas vendas?
Nosso cérebro produz um hormônio chamado dopamina, conhecido como hormônio da felicidade. Sua produção é potencializada quando nos submetemos a sensações de alegria e a realização de desejos. Quando a venda é iniciada, o vendedor precisa fazer com que o cliente vivencie cada sensação referente ao produto, trazendo emoção ao consumidor.
Por menor que seja, não existe venda sem emoção.
A maior parte das compras são realizadas por um desejo e não por uma necessidade.
Olhando do outro lado da moeda, o que é vender?
Na prática, vender é persuadir e influenciar alguém a comprar algo.
Não podemos nos esquecer do ALGO, mas DEVEMOS nos concentrar no ALGUÉM, o cliente. Ele quer ser orientado por profissionais capacitados, capazes de resolver seus problemas.
Por isso, um grande vendedor sempre precisará entender o problema do seu cliente e oferecer o seu produto como a solução desse problema. Para isso, é necessário conhecer toda a operação do seu produto ou serviço, estudar técnica de vendas e possuir conhecimento profundo das mercadorias.
Esse é o passo número um para um vendedor de alta performance, mas há também outras etapas no processo, como:
- Controlar seu estado emocional e o estado emocional do seu cliente;● Preparar-se fisicamente e emocionalmente. A sua postura é importantíssima! A leitura corporal, a comunicação não verbal diz muito sobre você;● Realize seu trabalho com paixão. Quando fazemos nosso trabalho com paixão, o resultado é extraordinário;
● Estabelecer confiança, o cliente tem que confiar em você, no que você diz;
● Investigar e descobrir o que o cliente realmente quer, o que ele precisa;
● Fechar a venda e fidelizar. Quando satisfaço a necessidade do meu cliente estou garantindo meu sucesso? Não! Ainda é pouco, preciso sempre surpreender o cliente e fazer algo a mais, oferecendo o over delivery.
Afinal, quem são os vendedores com alta performance?
Não é difícil de reconhecê-los, são pessoas com uma identidade bem definida e suas características nos atraem facilmente.
Segundo Kimberly George, os grandes vendedores têm uma Inteligência em abundância, ou seja, têm a capacidade de dar o melhor de si de forma constante e autêntica.
Eles têm a competência para ser eles mesmos, o que atrai e magnetiza os clientes. Na visão deles, um copo pela metade não está quase cheio, está transbordando!
São inspirados e movidos pela convicção interna de que estão trilhando o caminho certo e se conectam com o sucesso mentalizando vendas bem-sucedidas. Eles atraem clientes como o mel atrai as abelhas.
Não combatem mudanças que vão encontrando no caminho, mas se adaptam a elas. Demonstram autoconfiança sem ser arrogante, sem menosprezar os demais. Os clientes se sentem valorizados.
Vendedores com alta performance têm autoconfiança, acreditam em si mesmo. Eles estão preparados para arriscar um fracasso a fim de conseguir um êxito maior, eles têm orgulho do papel que desempenham.
O risco de perder uma venda não é uma preocupação porque eles acreditam que tem inúmeras oportunidades para quem é competente.
Eles mantêm o equilíbrio na vida pessoal e na carreira, e são bem vistos pelas pessoas. Tratam seus clientes como parceiros e sabem que para chegar no topo, é preciso agir de forma cooperativa, trabalhando em equipe.
Os grandes vendedores têm inteligência em abundância.
Com base no trabalho aprofundado, realizado com centenas de empresários, foi identificado 7 qualidades que definem claramente quem tem Inteligência em abundância:
- Valor próprio: usam estratégias e táticas que permitem expressar confortavelmente seus valores e convicções ao cliente.● Empatia: sabem que é fundamental ter sensibilidade para perceber seus anseios e oferecer as melhores soluções.● Autoconfiança: essas pessoas estão convencidas de que são os melhores parceiros nos negócios.
● Capacidade de realização: tomam iniciativa e não ficam esperando que as coisas aconteçam. Agem de acordo com seu talento e sua capacidade, assumem responsabilidade pelo que fazem e não culpam os outros por suas falhas.
● Singularidade: tem confiança em suas características únicas
● Transigência: vê oportunidade em todas as situações que se apresentam. Abre mão de velhos hábitos e comportamentos que não trazem mais benefícios.
● Curiosidade: A incerteza é um motivo para se desenvolver e ser curioso. A curiosidade os torna hábeis em indagar e sua criatividade permite que superem todas as situações desafiadoras.
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